XVI Congresso Internacional do FoMerco debaterá Integração Regional em Tempos de Crise

Repensar a integração no atual contexto é o objetivo do XVI Congresso Internacional do FoMerco, intitulado “Integração Regional em Tempos de Crise: Desafios Políticos, Dilemas Teóricos”. O evento será realizado no período de 27 a 29 de setembro de 2017, em Salvador, Brasil.

Professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e demais estudiosos da integração regional latino-americana estão convidados a participar deste debate, que será realizado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia.

Em pauta temas como quais são as lições que ficaram dos experimentos progressistas de integração e que ensinamentos elas deixaram para o futuro da América Latina? Teriam os governos atuais um projeto para região que não seja o mero retorno às políticas liberalizantes dos anos noventa? Qual é a natureza, o sentido e o fôlego desse novo ciclo conservador, cujas prioridades, como atestam os próprios países do Mercosul, parecem voltar-se para um ilusório alinhamento com os países desenvolvidos, justamente no momento em que estes adotam práticas protecionistas, sustentadas por políticas de cunho nacionalista, racista e xenófobo?

O Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) é uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que se reúnem anualmente há pouco mais de uma década com o propósito de discutir e analisar as implicações, as trajetórias, os problemas e os avanços relativos ao processo de integração sul-americana.

Para mais informações, acesse http://www.congresso2017.fomerco.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*