UFRGS irá sediar evento internacional sobre agricultura em sociedades urbanizadas

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, irá sediar a III Conferência Internacional – Agricultura em uma Sociedade Urbanizada no segundo semestre de 2018. Abrangendo grupos e entidades de todo o mundo, o evento pretende discutir a questão alimentar na sociedade atual, tendo como um dos centros a agricultura urbana. O evento é realizado a cada três anos. As edições anteriores ocorreram na Holanda e na Itália.

Durante reunião com a Reitoria, o professor Sérgio Schneider, do comitê que organiza a conferência, chamou atenção para a presença de grupos em variadas áreas que trabalham com a temática da alimentação. Schneider pediu apoio em infraestrutura e também para que a UFRGS incorpore em sua agenda a Conferência. Segundo ele, a realização de um evento como esse pode catapultar ainda mais a Universidade gaúcha como referência em pesquisa sobre os alimentos.

A vice-reitora Jane Tutikian, que garantiu apoio da Universidade à realização do evento, apontou a sincronia dessa pauta com a política de internacionalização que a sua gestão desenvolve. Tutikian destacou, contudo, que a situação financeira dificulta a Universidade de assumir compromissos que envolvam recursos. O apoio com o complexo do Salão de Atos foi garantido pela pró-reitora de Extensão, Sandra de Deus, a partir da definição de uma data.

Schneider disse que do ponto de vista financeiro, o evento é custeado quase que na sua integralidade pelas inscrições. O professor comprometeu-se em reunir novamente o grupo que trabalha na organização do evento e propor à reitoria possíveis datas. Além disso, ficou acordado que buscaria a Secretaria de Relações Internacionais – Relinter para ajustar a Conferência com as atividades de internacionalização. Por tratar de um tema interdisciplinar, várias áreas da Universidade estão engajadas em realizar a Conferência e outros grupos serão procurados.

Texto: Ana Cristina Rosa, com informações do site da UFRGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*