Lançada edição semestral da Revista Retratos de Assentamentos

Encontra-se disponível o volume 20, número 1 de 2017, da
Revista Retratos de Assentamentos, revista científica eletrônica semestral, publicada pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Uniara).

A revista foi pioneira na discussão de temas como assentamentos rurais e reforma agrária, quando os mesmos eram vistos como temas obscuros pela maioria da comunidade acadêmica e pela sociedade em geral. O conteúdo da edição atual está publicado na plataforma online
http://retratosdeassentamentos.com/index.php/retratos/issue/view/20/showToc

A apresentação é de Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Henrique Carmona Duval e Dulce Consuelo Andreatta Whitaker. O primeiro artigo é assinado pelo professor Sérgio Sauer (foto), parceiro da RETE, e por Acácio Zuniga Leite. O texto trata da Medida Provisória 759: Descaminhos da reforma agrária e legalização da grilagem de terras no Brasil, páginas 14 a 40.

 

Ao todo, esta edição da Revista contém treze artigos. Entre os temas abordados estão: A Territorialização de políticas Público-Ambientais no Rural Paulista; O histórico de criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e os desafios impostos à sua consolidação na conjuntura política de 2017; Função Social da Propriedade: O ambiental e o econômico na questão da desapropriação agrária; A legislação ambiental aplicada aos produtores rurais; e Uso das áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente em assentamentos rurais do semiárido.

Texto: Ana Cristina Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*