Livro trata das Políticas Territoriais Rurais e a Articulação Governo Federal e Estadual – Um Estudo de Caso da Bahia

Os resultados iniciais do projeto de pesquisa “As Políticas Territoriais Rurais e a Articulação Governo Federal e Estadual: um estudo de caso da Bahia”, no âmbito da Chamada Pública PNPD nº 018/2014 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estão sendo apresentados na coletânea organizada por Antonio César Ortega, Professor Titular Instituto de Economia Universidade Federal de Uberlândia-BRA, e Murilo José de Souza Pires, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Apesar do recorte espacial do objeto de estudo ser o desenvolvimento territorial rural no estado da Bahia, os organizadores garantem que o conteúdo está embebido em uma discussão mais geral que se objetiva na problemática do desenvolvimento nacional. O ponto de inflexão nas transformações das estruturas produtivas nacionais para capitalistas se materializou a partir dos anos 1930 do século XX, quando se internalizou o modelo de substituição de importações, o qual trouxe consigo os elementos para a modernização conservadora da estrutura econômica e social nacional.

Puxados pelos investimentos públicos e privados, o tecido industrial foi se constituindo de forma desarmônica e dual (moderno e atrasado convivendo no mesmo espaço e tempo), fortalecendo uma economia urbana e industrial heterogênea e reforçando os desequilíbrios regionais. Dessa forma, o objetivo do livro é jogar um pouco de luz sobre o tema das políticas territoriais rurais e sua articulação entre o governo federal e estadual, a partir de um caso específico, o da Bahia, mas pode servir de referência para outros estados brasileiros.

Para ter acesso ao livro, entre no link http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=30545&Itemid=424  

Texto: Ana Cristina Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*