PIAF/IICA lança duas publicações sobre políticas públicas para a agricultura familiar na América Latina

Duas novas publicações destinadas a abordar o processo de formulação de políticas públicas diferenciadas para a Agricultura Familiar na América Latina foram lançadas pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A iniciativa está inserida no projeto Insígnia Produtividade e Sustentabilidade da Agricultura Familiar para a Segurança Alimentar e a Economia Rural (PIAF), do IICA.

Resultado de um conjunto de estudos ocorridos em 2015 em oito países, o livro “Políticas públicas y Marcos Institucionales para la Agricultura Familiar en América Latina” analisa a realidade atual do planeta e as perspectivas futuras da agricultura familiar na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Venezuela. Nele são sugeridas orientações para ações a serem desenvolvidas nos próximos anos no que se refere à formulação e implantação de políticas focadas nos distintos tipos de agricultura familiar em cada país, considerando a situação social, econômica e política, bem como iniciativas e experiências relevantes.

O objetivo é contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias que integram o setor da Agricultura Familiar, promover a segurança alimentar dos países, e zelar pela preservação dos recursos naturais, florestais e das reservas ambientais, além de propiciar a permanência dos jovens no campo com estudo e trabalho no meio rural. O capítulo 2 da publicação foi redigido pela Diretora-Presidente da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE), Mireya Valencia Perafán, e contém uma análise transversal dos estudos realizados.

A segunda publicação é o “Guía para la generación participativa de políticas públicas diferenciadas para la Agricultura Familiar” , que segundo seus  organizadores estabelece um marco de referência conceitual da teoria abordando disciplinas como a ciência política, a administração pública, a sociologia e a economia aos processos de definição e evolução de políticas públicas. Trata-se de um instrumento que pretende contribuir para o processo de formulação de políticas públicas diferenciadas para a Agricultura Familiar nos países.

O propósito das publicações é ampliar o conhecimento sobre a Agricultura Familiar e sobre as políticas públicas a ela destinadas, favorecer uma análise crítica sobre sua realidade e sobre seu avanço em termos de gestão de políticas públicas específicas e diferenciadas, além de orientar tecnicamente a implementação de processos participativos para a geração de políticas públicas.

Para ter acesso ao PDF do livro “Políticas públicas y marcos institucionales para la agricultura familiar en América Latina”, clique no link:

http://www.iica.int/es/publications/pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-y-marcos-institucionales-para-la-agricultura-familiar-en-am%C3%A9rica

Para ter acesso ao PDF do livro Guía para la generación participativa de políticas públicas diferenciadas para la agricultura familiar”, clique no link:

http://www.iica.int/es/publications/gu%C3%ADa-para-la-generaci%C3%B3n-participativa-de-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-diferenciadas-para-la

Texto: Ana Cristina Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*