A III Jornada de Agricultura Familiar começa amanhã (9), no Campus Darcy Ribeiro da UnB

Esta semana, dias 9 e 10, a Universidade de Brasília será palco da “III Jornada de Agricultura Familiar: Rupturas, Resiliências e Políticas Públicas”. O evento ocorre no Anfiteatro nº 10 ICC Sul/ Campus Darcy Ribeiro da UnB, das 14h às 18h.

A III Jornada de Agricultura Familiar ocorre num momento de ruptura no sistema político brasileiro, no qual há mudanças profundas na institucionalidade governamental. Nesse contexto, a extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com o consequente desmonte ou enfraquecimento de suas políticas públicas, desenha um cenário de incertezas.

Segundo os promotores do evento, ainda é cedo para visualizar caminhos alternativos aos problemas que as comunidades enfrentarão, ou já enfrentam, em razão de cortes e restrições orçamentárias, desafios já postos em termos de acesso a mercados, crédito, assistência técnica, conservação de recursos naturais e acesso a terra.

O propósito do evento é identificar e caracterizar as rupturas nessas políticas públicas e debater sobre cenários, com especial ênfase na resiliência social em relação aos efeitos já percebidos do enfraquecimento da ação do Estado nas políticas públicas para a Agricultura Familiar.

A III Jornada de Agricultura Familiar é uma promoção conjunta da Rede de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE) com importantes parceiros: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Programa de Pós-Graduação Médio Ambiente e Desenvolvimento Rural (MADER/UnB), Núcleo de Agroecologia e Agricultura Orgânica (NEA/UnB), Laboratório de Pesquisa sobre Estado e Desenvolvimento nas Américas (LAPEDA/UnB), Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS/UnB) e Rede Políticas Públicas y Desarrollo Rural en América Latina (Red PP-AL).

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (61) 3107-7188, das 15h às 22h30, ou pelo e-mail secgeagro@unb.br.

Texto: Ana Cristina Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*