Lançada quarta edição da Revista ReGIS

A Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (ReGIS), editada pelo CPGIS, da FACE-UnB, oferece nesse novo número (o seu quarto desde a sua criação, há dois anos) mais uma contribuição para pensarmos com criatividade sobre os problemas da sustentabilidade do Brasil, a partir da perspectiva da inovação e da gestão.  Como esse objetivo, o presente número oferece um dossiê intitulado “As experiências dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial no Brasil”, coordenado pelos editores convidados Professora Mireya E. Valencia Perafán e Mário Avila, da Universidade de Brasília e integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE). A Revista é fruto da parceria entre o CPGIS e a RETE.

Ao longo dos oito artigos do dossiê, diversos autores de biomas tão diferentes como a Amazônia e a Caatinga, exploram as trajetórias, desafios, conquistas e desdobramentos da aplicação dos núcleos de extensão rural no Brasil e na região. A maioria dos trabalhos descreve um fértil espaço de interações gerado para a promoção de inovações, a diminuição das desigualdades e a promoção da soberania, da segurança alimentar, da cidadania, da inclusão e da participação social.

De outro lado, a descontinuidade dessas mesmas ações, por ocasião das mudanças políticas e econômicas ocorridas no Brasil, gera perguntas sobre o futuro da inovação institucional para a gestão territorial no Brasil. Para discutir as consequências desse novo cenário politico-institucional, os editores do dossiê moderaram um rico debate com três renomeados especialistas sobre desenvolvimento territorial: Catia Grisa, Professora no Programa de Pós- -Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, Arilson Favareto, Professor na Universidade Federal do ABC (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território), e José Emilio Guerrero Ginel, Professor da Escola Técnica Superior de Engenheiros Agrónomos e de Montes da Universidade de Córdoba (Espanha).

A revista ReGIS pode ser acessada neste link:

http://periodicos.unb.br/index.php/regis/issue/view/1813

Boa leitura e um ótimo 2018 para todos!

Edição: Ana Cristina Rosa 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*