“Saberes y sabores”

A iniciativa regional “Saberes y sabores” convida as mulheres e os homens da América Latina e do Caribe a compartilharem seus sabores e conhecimentos ancestrais, bem como o papel das mulheres rurais como protetoras da riqueza alimentar da região. A iniciativa tem por objetivo preservar a sabedoria, costumes e modos de vida das mulheres rurais da região, e faz parte da campanha regional #MujeresRurales, mulheres com direitos, um esforço coletivo para fazer conquistas visíveis e desafios para o empoderamento e autonomia total de todas as mulheres no mundo rural.

O processo de inscrição estará aberto até 1º de agosto de 2018 com o intuito de disseminar receitas tradicionais saudáveis e experiências positivas de empresas rurais, na qual as mulheres promovem a proteção da biodiversidade agrícola através de seus produtos e serviços.

As áreas são:

Saberes

Busca-se experiências positivas de empresas rurais lideradas por mulheres, ações que preservam a biodiversidade agrícola, incentivam a venda de produtos artesanais ou usam alimentos característicos ou matérias-primas agrícolas, além de projetos de serviços rurais, como rotas de turismo rural e gastronomia tradicional. A FAO dará prioridade àquelas experiências que trabalham com alimentos tradicionais e culturas marginalizadas que, mesmo aquelas que foram deslocadas nos sistemas alimentares dos países, apesar de fornecerem benefícios econômicos, culturais e ambientais. Os melhores projetos serão compilados em um catálogo internacional, além disso, o empreendimento vencedor será promovido pela FAO em toda a América Latina e Caribe, através de um relatório aprofundado divulgado nos 33 países da região.

Sabores

Busca-se mulheres da região para compartilhar receitas tradicionais e saudáveis ​​para lidar com as mudanças profundas que sofreram sistemas alimentares na região nas últimas décadas e que geraram um aumento explosivo da obesidade e desnutrição. As melhores linhas farão parte de um livro de receitas da América Latina e Caribe promovido pela FAO. A receita vencedora será distribuída na região pela FAO e seu autor será convidado a preparar uma cozinha show com um chef distinto da culinária latino-americana.

Maiores informações através dos links:

http://www.saberesysabores.org/#portfolio

http://www.fao.org/americas/es/

Texto:

Alana Maciel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*