Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural apoiará Sessão Organizada por equipe do Projeto TIPR para o 60º SOBER

A Sessão Organizada (Sorg) pela equipe do Projeto TIRP, da Rete, aprovada para o 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) contará com o apoio da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural, do Cebrap Sustentabilidade.

Além do apoio financeiro que viabilizará a participação da equipe do Projeto TIPR na 60º edição do SOBER , a Sessão Organizada, intitulada Inclusão Produtiva Rural, Agricultura Familiar e a Agenda do Debate também contará com a participação de Vahid Vahdat, membro da coordenação da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural.

Vahdat será responsável pela apresentação institucional da Cátedra durante a Sessão, que ocorrerá no dia 10 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte. Além dele, completam a equipe da SORG Mireya Valência (UnB/Rete), Mário Ávila (UnB/Rete), Cidonea Deponti (UNISC/Rete) e Alexandre Lima (Consórcio Nordeste).

A SORG Inclusão Produtiva, Agricultura Familiar e a Agenda do Debate é uma atividade de disseminação do conhecimento dos resultados identificados durante o Projeto de Tipologia da Inclusão Produtiva Rural e sua Incidência em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável (Projeto TIPR), desenvolvido pela Rete com o apoio da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural.

Sobre a Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural

Promovida pelo Cebrap Sustentabilidade em parceria com a Fundação Arymax, Instituto Humanize e Fundação Tide Setubal , a Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural tem como objetivo apoiar projetos que atuem sobre temas relevantes para a inclusão produtiva das populações que vivem nas áreas rurais e interioranas do Brasil.

Em seu segundo ano, a Cátedra Itinerante Inclusão produtiva Rural já foi sediada, através de aprovação em edital público, por seis instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Entre as instituições contempladas está a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial, com o Projeto TIPR, selecionado no Edital 2021/22.

A Cátedra do Cebrap é pioneira no Brasil em produção e sistematização do conhecimento sobre o tema Inclusão Produtiva Rural. Destaca-se por utilizar definições de espaços rurais que olham os territórios, localidades e microrregiões que englobam as sedes dos pequenos municípios e vilarejos, espaços de características predominantemente rurais. Também por conferir em suas pesquisas sobre Inclusão Produtiva Rural uma abordagem multidimensional ao tema.

Os editais da Cátedra são publicados anualmente e convidam universidades, centros de pesquisa e outros tipos de organizações que trabalham com produção e disseminação de conhecimento a apresentarem propostas sobre o tema prioritário daquele ano. O Cebrap Sustentabilidade desenvolve estudos complementares aos projetos selecionados, realiza a gestão da Cátedra e produz um relatório anual com um panorama da Inclusão Produtiva Rural no Brasil Rural e Interiorano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*